O Flamengo é um dos principais e mais vitoriosos clubes do território brasileiro. Sua história ganha contorno por grandes conquistas e representações importantes para o cenário futebolístico nacional. Inclusive, é a instituição que reúne a maior quantidade de torcida em nosso país. Mas, apesar disso, você já seu perguntou se a equipe carioca já foi rebaixado alguma vez?
Por mais que tenha passado perto em alguns momentos, saiba que o Flamengo é uma dos poucos times do Brasil que nunca alcançou essa marca. Entenda mais nessa matéria:
🟢⚪️ Você sabia que o Coritiba é recordista no número de rebaixamentos na história do Brasileirão Série A? 🤔
📲 Acesse o nosso site e saiba quantas vezes o Coxa caiu para a Série B 👇#Coritiba | #SérieB | #BrasileirãoSérieB
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) January 19, 2024
Existia rebaixamento no Campeonato Carioca de 1933?
Em 1933, o Flamengo terminou o Campeonato Carioca com a sua pior campanha na história da competição. Lanterna absoluto em um torneio que reuniu seis times, o Rubro-negro somou apenas cinco pontos em 10 jogos. Foram duas vitórias, um empate e sete derrotas, gerando um aproveitamento de 25% (na época, vencer uma partida só garantia dois pontos na tabela).
Naquele período, o futebol passava por um processo de profissionalização e não havia rebaixamentos nessa competição. E, como a organização do campeonato existiu por convite da Liga Carioca de Futebol (LCF), uma liga nova naquele momento, não houve a criação de um regulamento para o descenso de time nenhum. Logo, o Flamengo não foi rebaixado.
Questionamentos no Brasileirão de 1995
Único clube a participar de todas as edições do Brasileirão Série A (São Paulo ficou fora da edição de 1979 por conta do calendário), o Flamengo fez uma campanha abaixo das expectativas em 1995. Último colocado na 1ª etapa da Chave A, o rubro-negro melhorou seu desempenho na 2ª etapa e conseguiu fugir do rebaixamento.
O Flamengo terminou a competição na 21ª colocação, entre 24 clubes, e ficou de fora do descenso. Isso só aconteceu devido ao regulamento do campeonato, visto que, somente duas equipes seriam rebaixadas após o fim da classificação geral, que era a soma das pontuações das duas etapas.
Caso Wendell em 2002
Em 2002, o volante Wendel teve um problema contratual em sua transferência do Ceará para o Flamengo. Com vínculo ativo junto ao Vozão, o jogador reconheceu que pessoas sem a sua permissão fizeram a rescisão do vínculo sem a sua assinatura, o que não era permitido. Segundo ele, não houve má fé de sua parte, já que assinou outros documentos recebidos do clube e pensou que um deles era para o fim do contrato.
Relacionado para três jogos, o regulamento da competição previa a perda de cinco pontos por partida para escalação irregular. Com isso, o Flamengo perderia 15 pontos e ganharia seu primeiro rebaixamento. A Portuguesa, time no qual seria beneficiado com a decisão, entrou com o processo no STJD para o ganho da causa, mas obteve recurso negado.
No mesmo ano, o Cruzeiro cometeu um erro semelhante ao relacionar Elisson, sem contrato com o time, para um jogo. A equipe mineira não perdeu pontos e foi apenas multada.
Arrancada histórica em 2005
Lanterna em boa parte da competição, o Flamengo teve sob o comando de Joel Santana uma arrancada histórica que o permitiu ficar na Série A do ano seguinte. O rubro-negro ficou invicto nas nove rodadas finais do Brasileirão, com seis vitórias e três empates, e evitou o que poderia ter sido uma das maiores tragédias da história do clube.
Caso Héverton em 2012
Em 2012, o Fluminense ficou entre as quatro equipes rebaixadas na Série A, mas conseguiu uma liminar para que a Portuguesa caísse em seu lugar. Isso aconteceu porquê o meia Héverton, da equipe paulista, cumpriu apenas uma das duas partidas que teria de gancho por conta de uma expulsão contra o Grêmio. O Flamengo, na ocasião, cometeu o mesmo erro com André Santos, expulso contra o Athletico-PR na final da Copa do Brasil, e que atuou na rodada seguinte do Brasileirão.
Com isso, tanto Flamengo quanto Portuguesa ganharam como punição a perda de quatro pontos na classificação geral. Mas como o rubro-negro havia somado um ponto a mais que a Lusa, apenas os paulistas caíram para a Segunda Divisão na vaga do Fluminense, por ficar com menos pontos na tabela.
Quais são os principais títulos do Flamengo na história?
– 8x campeão do Brasileirão Série A (1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020)
– 4x campeão da Copa do Brasil (1990, 2006, 2013 e 2022)
– 3x vencedor da Copa Libertadores da América (1981, 2019 e 2022)
– 2x campeão da Supercopa do Brasil (2020 e 2021) e do Torneio Rio-São Paulo (1940 e 1961)
– 1x campeão do Mundial Interclubes (1981), Copa Mercosul (1999), Copa Ouro Sul-americana (1996), Recopa Sul-Americana (2020) e Copa Rio (1991)
– 37x campeão Carioca, 23x campeão da Taça Guanabara e 10x campeão da Taça Rio
Foto de capa: Divulgação