Durante as últimas 40 edições da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro não era comum que os times recebessem premiações por título ou boa colocação. Desde o ano passado, na edição 41ª do campeonato, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) instituiu um aporte financeiro para as equipes que garantirem o acesso à próxima Série A. A novidade estreou somente na última temporada, mas contou com aprovação pública e dos clubes.
Ainda com um valor pequeno comparado a divisão de elite, a instituição máxima do futebol brasileiro instituiu a premiação com o objetivo de desenvolvimento dos clubes em termos de futebolísticos e de infraestrutura. Melhorias nos estádios para melhor recebimento das partidas, dos centros de treinamento para cuidado dos atletas e até investimento nas categorias de base, são os conceitos mais defendidos pela CBF.
🅱️ Você conhece quais foram os últimos 10 campeões do Campeonato Brasileiro Série B?
👀 Se liga na tabela que montamos com os times e a pontuação deles em cada edição!
Para você, quem vence a edição 2023?🤔#SerieB #BrasileiraoSerieB #BrasileiroSerieB #SerieB2023 pic.twitter.com/gmboia9uQs
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) June 15, 2023
Sem uma definição certa de valor para esta temporada, o presidente da Confederação, Ednaldo Rodrigues, deve anunciar a verba em breve. Caso se assemelhe ao modelo do ano passado, serão repassados o montante de um pouco mais de R$ 5 milhões aos clubes que configurarem no G-4 da Série B. Vale ressaltar que, cerca de metade desse valor, ou seja, R$ 2,5 milhões, ficariam exclusivamente com o campeão. O restante seria dividido em proporção de acordo com a colocação na tabela. É provável que nos próximos meses haja o anúncio, assim como, para as divisões inferiores que também começarão a receber o benefício.
Canais de transmissão da Série B
Três diferentes redes de televisão têm a responsabilidade de transmitir os embates da Série B do Campeonato Brasileiro de futebol. No setor de canais de transmissão aberta, a Bandeirantes tem um acordo para mostrar até quatro jogos em cada etapa do campeonato. Além disso, no âmbito da televisão por assinatura, o Sportv é responsável de apresentar até seis partidas em cada fase. Adicionalmente, todas as competições estarão acessíveis através do serviço de pay-per-view oferecido pelo Premiere.
Foto de capa: Lucas Figueiredo/CBF