A edição de 2023 do Campeonato Brasileiro Série B somou um misto de emoções nas disputas pelas quatro vagas de acesso e na luta para fugir do rebaixamento. Entre os jogadores, a competição também pegou fogo na luta pelo prêmio de artilheiro. Ao todo, 796 gols foram marcados pelo 20 times e apenas um craque foi o responsável por liderar esse quesito.
Você sabe quem foi o goleador da Série B 2023? Confira a lista que preparamos com os jogadores que mais marcaram gols nesta edição do campeonato.
🔴⚫ Gustavo Coutinho na Série B 2023 👇
⚒️ 31 jogos
⚽ 14 gols
🅰️ 2 assistências
⏰ 145 min/jogo para participar de um gol
⏱️ 1 gol a cada 166 min
🎯 0,5 gols/jogo
✔️ 0,5 passes decisivos/jogo
💪 2.0 chutes/jogo
🚫 4 grandes chances perdidas
🎯 Artilheiro isolado da competição pic.twitter.com/MK8Zo5b6xZ— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 26, 2023
1) Gustavo Coutinho – 14 gols
Com 31 partidas disputadas nessa edição, Gustavo Coutinho foi o artilheiro isolado da competição com 14 gols e ajudou o Atlético-GO a conquistar o acesso para a Série A. Além disso, o jogador ainda contribuiu com duas assistências no campeonato.
2) Ytalo – 13 gols
Mesmo com o rebaixamento do Sampaio Corrêa para a Série C, Ytalo pôde contribuir com 13 gols em 32 jogos para a sua equipe. Seus gols em momentos importantes evitaram um desastre ainda maior no resultado final da Bolívia-Querida na competição.
3) Vágner Love – 11 gols
Com desempenho surpreendente no início do campeonato, Vagner Love não conseguiu dar sequência durante o restante da competição, mas mesmo assim terminou no Top 3 goleadores da Segundona. O “artilheiro do amor” marcou 11 gols em 33 jogos, porém não alcançou o tão sonhado acesso com o Sport para a Série A.
4) Erick – 10 gols
Mesmo jogando na ponta e colecionando decepções com o Ceará na Série B, Erick foi um dos principais destaques da competição. Inclusive, suas boas atuações contribuíram para a sua transferência ao São Paulo. O jogador assinalou 10 gols em 31 jogos.
5) Léo Gamalho – 10 gols
Tratando um câncer de pele durante a Série B, Léo Gamalho mostrou sua resiliência ao vencer um momento difícil de sua vida para ajudar o Vitória na conquista do título da competição. Titular e importante no ataque, o craque marcou 10 gols em 23 jogos.
6) Caio Dantas – 10 gols
Atuando em muitas rodadas como ponta, Caio Dantas mostrou versatilidade e muita entrega durante a campanha de quase acesso do Vila Nova. O craque tentou repetir a façanha de 2020 ao se sagrar novamente artilheiro da Segundona. Na última edição, ele assinalou 10 gols em 32 jogos.
7) Derek Freitas – 10 gols
Derek também mostrou seu faro de gol ao marcar 10 vezes em 34 jogos. O craque disputou posição com Bruno Mendes durante quase todo campeonato, e assim garantiu o seu espaço na lista de goleador da Série B 2023.
Foto de capa: Ingryd Oliveira