Referência no país e um dos gigantes do seu estado, o América-MG acumula recordes e lindos momentos no cenário do futebol nacional. Prestes a completar 112 anos, o Coelho possui desde o início de sua trajetória uma história que envolve muito amor e trabalho em equipe. Por isso, queremos saber se você sabe quem é o criador desse clube? Confira essa matéria onde trazemos detalhes sobre a fundação de um dos maiores times de Minas Gerais.
Fundação do América-MG
O América Futebol Clube teve sua fundação no dia 30 de abril de 1912 por um grupo de jovens da elite mineira. Com suas cores (verde, branco e preto) e escudo praticamente preservados desde o início, o Coelho, como é carinhosamente lembrado, vai completar 112 anos de história neste ano.
Conquistas marcantes do Coelho
O América-MG é o único clube de Minas Gerais a conseguir vencer o estadual por 10 anos consecutivos (1916-1925). Além disso, o Coelho é o único clube do mundo a revelar dois jogadores da base à duas seleções diferentes em Copa do Mundo. O fato aconteceu em 2006 com Fred e Gilberto Silva representando o Brasil e Yuji Nakazawa a Seleção do Japão.
Com o próprio Fred, o clube detêm outro recorde. O gol mais rápido da história do futebol brasileiro foi marcado pelo jogador com a camisa do clube na Copa São Paulo de Juniores. O artilheiro precisou somente de 3 segundos e 17 centésimos para balançar as redes.
Quem fundou o América-MG?
Para entender o América é preciso estar ciente que o clube iniciou com um movimente jovem no qual reuniu 18 pessoas, são eles: Ademar Meira, Afonso Silviano Brandão, Alcides Meira, Álvaro Moreira da Cruz, Augusto Pena, Aureliano Lopes Magalhães, Caetano Germano, César Gonçalves, Francisco Bueno Brandão, Fioravante Gonçalo Labruna, Gérson de Salles Coelho, Guilherme Halfed, Henrique Diniz Gomes, José Miranda Megale, Leonardo Gutiérrez, Leon Roussoulliéres Filho, Oscar Gonçalves e Waldemar Jacob.
Quase todo grupo residia nos arredores das ruas Bahia e Timbiras, na capital Belo Horizonte. As reuniões para o início do projeto surgiu nos porões da casa de Ademar Meira. A influência do nome do time, por exemplo, surgiu do seu xará do Rio de Janeiro. A ideia da turma era criar um clube onde pudessem difundir a prática do futebol na região. Vale destacar que, 1913, um ano após o seu surgimento, houve uma fundição entre o América-MG e o Minas Gerais Futebol Clube, que resultou em um maior crescimento da instituição.
Jogadores com maior número de jogos na história do clube
1) Juninho: 390 jogos (EM ATIVIDADE)
2) Milagres: 372 jogos
3) Gaia: 360 jogos
4) Tonho: 325 jogos
5) Wellington Paulo: 307 jogos
Principais títulos do América-MG em toda a sua história
2x campeão do Campeonato Brasileiro Série B (1997 e 2017)
1x campeão da Campeonato Brasileiro Série C (2009)
1x campeão da Copa Sul-Minas (2000)
16x campeão do Campeonato Mineiro
13x campeão do Torneio Início de Minas Gerais
Foto da capa: Cristiano Quintino