Uma das principais equipes do Centro-Oeste do país, o Goiás carrega em sua trajetória uma linda história desde os primórdios do clube. Com cerca de 81 anos de existência, o Esmeraldino é o maior campeão do seu estado e já até chegou às finais de um torneio internacional. Mas, apesar disso, você sabe quem criou esse time? Confira essa matéria onde trazemos detalhes sobre a fundação do Verdão da Serra.
Fundação do Goiás
O Goiás Esporte Clube teve sua fundação no dia 06 de abril do ano de 1943 por dois irmãos em uma calçada do Centro de Goiana, cidade onde o clube se encontra. O Esmeraldino, como é carinhosamente chamado, completará 81 anos de história nesta temporada.
Conquistas marcantes do Esmeraldino
O Goiás é a única equipe do Centro-Oeste do Brasil a participar de uma Copa Libertadores, conseguir chegar à uma final de Sul-Americana e conseguir ter um artilheiro de uma edição do Brasileirão Série A. Em quatro oportunidades, a equipe goiana alcançou esse último feito citado (Túlio Maravilha – 1989, Dill – 2000, Dimba – 2003 e Souza – 2006).
Além disso, em 2012, o Esmeraldino teve um ano mágico e cheio de recorde alcançados: melhor ataque da temporada do futebol brasileiro (138 gols em 68 jogos) e segunda maior sequência de invencibilidade da história em jogos como mandante.
Quem fundou o Goiás?
Os irmãos Carlos Barsi e Lino Barsi idealizaram o sonho de criar um clube com o nome de Goiás Esporte Clube. Sem estrutura física e financeira, o clube permaneceu pequeno por cerca de 20 anos e sem possibilidades de conseguir rivalizar com as grandes equipes do estado.
Seu escudo, por exemplo, foi bordado e feito à mão pela esposa de Lino. Já o primeiro kit de uniformes foi doado pelo América-MG, que conseguiu ceder apenas nove camisas da cor verde. Para poder entrar em campo, o Esmeraldino ainda precisou usar duas camisas brancas para “completar os 11”. As cores do time surgiram por meio dessa história. Pouco popular na época, o Goiás recebeu de seus rivais a alcunha de “Clube dos 33“, em alusão ao possível número de torcedores.
Maiores artilheiros da história do clube
1) Araújo: 145 gols
2) Dill: 133 gols
3) Lincoln: 112 gols
4) Fernandão: 108 gols
Principais títulos do Goiás em toda a sua história
2x campeão do Campeonato Brasileiro da Série B (1999 e 2012)
1x campeão da Copa Verde (2023)
3x campeão da Copa Centro-Oeste (2000, 2001 e 2002)
28x campeão do Campeonato Goiano
Foto da capa: Divulgação/Goiás E.C.