A Série B de 2023 foi muito equilibrada do começo ao fim. A emoção na luta pelo acesso ou contra o rebaixamento permaneceu até a última rodada. Apenas na briga pelo título um clube acabou desgarrando e levou a taça: o Vitória. Já no Z-4, só o ABC não conseguiu acompanhar os adversários e ficou na lanterna durante todo o campeonato. Veja no decorrer quem ganhou e quem foi rebaixado.
Vitória campeão da Série B de 2023

Vitória levanta a taça de campeão – Foto: Victor Ferreira/ECV
O Leão conquistou o primeiro título nacional da sua história no último ano. Sob comando de Léo Condé, o Vitória permaneceu na liderança por boa parte do campeonato e conquistou o título com duas rodadas de antecedência.
A coroação aconteceu na 36ª jornada da Segundona. Após bater o Novorizontino por 2 a 1 e garantir o acesso, o Vitória contou com tropeços dos adversários e foi campeão mesmo fora de campo. A festa com a taça aconteceu no jogo seguinte diante do Sport.
O Vitória terminou a Série B com 72 pontos. Em 38 rodadas, o Rubro-Negro venceu 22 partidas, empatou seis e perdeu 10 confrontos. A equipe assinalou 50 gols e sofreu 31, totalizando um saldo de 19 gols positivos.

Vitória levanta a taça de campeão – Foto: Victor Ferreira/ECV
Equipes rebaixadas para a Série C
Na parte inferior da tabela a briga também foi acirrada. Se o ABC de Natal estava virtualmente rebaixado em grande parte do campeonato, Londrina, Tombense e Sampaio Corrêa lutaram até o fim. Os dois últimos, inclusive, tiveram o descenso sacramentado apenas na última rodada.
O Alvinegro de Natal terminou na 20ª colocação, com 28 pontos. Já o Tubarão ficou uma posição acima com 31 pontos. O Gavião-Carcará encerrou com 37 pontos na 18ª colocação. Por fim, a Bolívia Querida teve 39 na pontuação e ficou a um ponto de deixar o Z-4.

CRB e Tombense duelaram na última rodada da Série B – Foto: Francisco Cedrim/CRB
Equipes rebaixadas da Série A
Na Primeira Divisão o cenário foi parecido. A luta contra o rebaixamento perdurou até a última rodada. Na 20ª colocação, o América-MG terminou com 24 pontos somados. Já em 19º, o Coritiba somou apenas 30 pontos e caiu. O Goiás ficou em 18º com 38 pontos conquistados. O Santos fechou o Z-4, com 43, na 17ª colocação. Essas quatro equipes disputam a Série B em 2024.

O América-MG caiu em 2023 – Foto: Mourão Panda/América-MG
Clubes promovidos da Série C
Já vindo da Terceira Divisão, completam os 20 times que lutam pelo sonho de chegar a elite: Amazonas FC, Brusque, Paysandu e Operário-PR. A classificação dos quatro veio em cenários diferentes.
Após passarem entre os oito na Primeira Fase, Onça-Pintada, Quadricolor, Fantasma e Papão se garantiram na Segundona após ficarem entre os dois primeiros de seus respectivos grupos (Saiba mais no link) na Segunda Fase. No fim, o Amazonas fez a final com o Brusque e levou a taça de campeão.

Amazonas levou a taça de campeão da Série C – Foto: Léo Piva/CBF
Lista dos rebaixados e promovidos 2023/2024
Rebaixados para a Série B
- América-MG
- Coritiba
- Goiás
- Santos
Rebaixados para a Série C
- ABC
- Londrina
- Tombense
- Sampaio Corrêa
Promovidos para a Série B
- Amazonas
- Brusque
- Operário-PR
- Paysandu
Foto de capa: Victor Ferreira/ECV