A Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro é um dos torneios mais equilibrados do planeta. As longas viagens, a similaridade entre os times e a paixão dos torcedores, são alguns dos fatores que fazem cada jogo ter uma história diferente. Mas você sabe como funciona as regras de promoção e rebaixamento na Série B? Se não, veja abaixo como é o regulamento da Segundona.
Promoção para a Série A
O principal objetivo dos 20 clubes que disputam a Série B é chegar ao fim das 38 rodadas entre os quatro primeiros colocados. Essas equipes que forem as melhores da temporada terão a honra de jogar a elite do futebol nacional.
Na temporada de 2022, o campeão Cruzeiro, o vice-líder Grêmio, além do terceiro colocado Bahia e o quarto, Vasco da Gama, foram promovidos. A Raposa terminou com 78 pontos, o Tricolor somou 65, já Esquadrão e Cruzmaltino acumularam 62 pontos cada um.
Rebaixamento para a Série C
Já na parte inferior da tabela, a luta é para permanecer na Segundona do futebol brasileiro. As quatro últimas equipes na classificação da Série B caem para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.
No ano passado, CSA, Brusque, Operário Ferroviário e Náutico caíram para a Terceirona. O Azulão fez 42 pontos e terminou em 17º lugar. O Quadricolor somou apenas 34 e se despediu na 18ª colocação. No caso do Fantasma, a equipe chegou aos 34 pontos e ficou em 19º. A lanterna foi do Timbu que conquistou apenas 30 pontos.
Acesso da C para B
No caso da Terceira Divisão do futebol nacional o regulamento é um pouco diferente. A disputa do campeonato é em duas fases. Na primeira, 20 equipes se enfrentam em turno único por 19 rodadas. Os oito melhores avançam à Segunda Fase.
Dois grupos de quatro equipes são definidos posteriormente e eles jogam entre si em partidas de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada chave sobem para a Série B. Na temporada de 2022, Mirassol, Botafogo-SP, ABC e Vitória subiram.
Quando começou essa regra na Série B?
No ano de 2006 a Confederação Brasileira de Futebol instaurou o sistema de pontos corridos na Série B. 20 equipes duelam em 38 rodadas em partidas de turno e returno a cade temporada. Os quatro primeiros sobem e os quatro últimos caem. O campeão é a equipe que termina na liderança.
Foto de capa: Victor Ferreira/ECV