O Sport entra em campo na quinta-feira (1), contra o São Paulo, em jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Após perder o jogo da ida por 2 a 0, o Leão precisa reverter o resultado para avançar. Para esquentarmos esse duelo de mata-mata, listamos algumas campanhas marcantes do Rubro-Negro no torneio.
1998 – Quartas de final
Nessa temporada, o Leão eliminou duas equipes até cair para o Palmeiras. Na primeira fase, superou a Portuguesa com placar agregado de 5 a 4. Já nas oitavas, tirou o América-MG com novo 5 a 4 nos marcadores somados. Deixou a competição após perder para o Verdão, por 2 a 0 na ida, e empatar na volta por 1 a 1. O Alviverde foi o campeão.
1992 – Semifinal
Outra grande participação do Rubro-Negro foi em 1992. O Sport deixou para trás Amapá, Fortaleza e CSA, até cair para o Fluminense. A equipe carioca avançou com 3 a 2 no agregado. O campeão da edição foi o Internacional.
2003 – Semifinal
O Leão ficou entre os quatro melhores também em 2003. Nessa campanha, o Sport eliminou Dom Bosco, Athletico-PR, Fluminense e Atlético Mineiro. No entanto, deixou a competição para o Flamengo com placar somado de 1 a 0. O campeão foi o Cruzeiro.
1989 – Vice-campeão
Uma das grandes participações do Sport na Copa do Brasil foi em 1989. Naquele ano, o Rubro-Negro avançou até a final. Ficaram para trás: Fortaleza, Guarani, Vitória, Goiás e perdeu a decisão para o Grêmio. Após empate sem gols na ida, o Tricolor venceu por 2 a 1 na volta e levou a taça.
2008 – Campeão
A melhor participação do Sport na Copa do Brasil terminou com título. Nessa campanha histórica, o Leão eliminou: Imperatriz, Brasiliense, Palmeiras, Internacional e Vasco. Na decisão, perdeu por 3 a 1 na ida para o Corinthians. Porém, na volta, Carlinhos Bala e Luciano Henrique marcaram e o Leão foi campeão pelo critério de gols fora de casa após triunfo por 2 a 0.
O que o Sport precisa para avançar na Copa do Brasil?
O Leão foi superado por 2 a 0 pelo São Paulo, como mencionado anteriormente. Com isso, o Sport precisa, no mínimo, vencer pelo mesma diferença no placar para levar o duelo aos pênaltis. Para avançar, tem que triunfar por três ou mais gols de vantagem sobre o Tricolor. As equipes duelam no Morumbi, na quinta-feira (1), às 19h30.
Foto de capa: Divulgação/Sport