A Série B do Brasileirão é um campeonato que, tradicionalmente, reserva jogos de muita rivalidade, belos gols e disputas ferrenhas. Para agitarmos a edição deste ano, listamos dez grandes jogos que entraram para a história da Segundona. Confira abaixo.
10) Cruzeiro 0 x 0 Náutico – 2021
Raposa e Timbu se encontraram na 38ª rodada da Série B do Brasileirão em 2021. A partida aconteceu no dia 25 de novembro, no Mineirão com a presença de 60.700 pessoas, o quinto maior público da história da competição. O duelo ainda marcou a aposentadoria de Rafael Sóbis.
9) Santa Cruz 2 x 1 Portuguesa – 2005
O Arruda abarrotado com mais de 63 mil pessoas viu o triunfo do Santinha por 2 a 1, de virada, sobre a Lusa, pela última rodada, que garantiu o retorno dos pernambucanos à elite do futebol nacional. Reinaldo, duas vezes, fez para o Tricolor e Cléber marcou para os paulistas no dia 26 de novembro.
8) Portuguesa 6 x 1 Paraná – 2010
No Canindé, em São Paulo, no dia primeiro de outubro, a Lusa goleou o Paraná por 6 a 1 e entrou para a história como uma das maiores goleadas aplicadas na Série B. A partida foi válida pela 26ª rodada da competição.
Malaquias, Domingos, Heverton, Marco Antônio, Luis Ricardo e Fabinho fizeram os gols para a Portuguesa, enquanto Anderson Aquino descontou para os paranaenses.
7) ASA-AL 6 x 1 Brasiliense – 2010
No Fumeirão, pela nona rodada da Série B, os alagoanos não tomaram conhecimento do Jacaré e fizeram 6 a 1. Magal, Rincón, Didira, duas vezes, Júnior Viçosa, duas vezes, fizeram para o ASA e Aloísio marcou para o Brasiliense em partida no dia 16 de julho.
6) Duque de Caxias 2 x 6 Bragantino – 2011
No dia quatro de novembro, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Bragantino venceu o Duque de Caxias em duelo de oito gols. Reinaldo, Felipe, Lincom, Léo Jaime, duas vezes e Luis Carlos fizeram para os paulistas, enquanto Tony e Gilcimar assinalaram para os fluminenses.
5) Vasco 4 x 0 Ipatinga – 2009
No Maracanã, no primeiro ano em sua história que o Vasco jogou a Série B, o Cruz-Maltino aplicou uma goleada por 4 a 0 sobre os mineiros. A partida, de quebra, entrou para o recorde de público da competição.
Com 79.636 pessoas, o duelo é o segundo com maior presença de torcedores até o momento da segundona. Alex Teixeira, duas vezes, Carlos Alberto e Elton fizeram os gols no dia 22 de agosto.
4) Vasco 2 x 1 Juventude – 2009
Pela 34ª rodada da Série B de 2009, no dia sete de novembro, o Maracanã recebeu incríveis 81.904 pessoas para verem a volta do Vasco à primeira divisão do Brasileirão. Essa partida marcou o recorde de público da competição. Adriano e Carlos Alberto fizeram para o Cruz-Maltino, enquanto Irineu descontou para o Ju.
3) Novorizontino 6 x 0 Náutico – 2022
Pela 35ª rodada da Série B, no dia 14 de outubro, os paulistas aplicaram uma goleada sobre os pernambucanos em um dos maiores triunfos da história da competição. Douglas Baggio, duas vezes, Ronald Santanna, Diego Torres, Romulo Azevedo e Hélio Cunha fizeram os gols.
2) Figueirense 2 x 7 Ponte Preta – 2021
Pela última rodada do Brasileirão Série B de 2020, no Orlando Scarpelli, a Macaca goleou o Furacão em duelo de nove gols. No dia 29 de janeiro, Camilo, duas vezes, Moisés, três vezes, Tiago Orobó e Ernandes fizeram para os paulistas. Erison e Raimundo descontaram para o Figueira.
1) Náutico 0 x 1 Grêmio – 2005
Na primeira colocação fica um dos maiores jogos do futebol brasileiro. No dia 26 de novembro de 2005, no estádio dos Aflitos, Grêmio e Náutico se enfrentaram em partida histórica. Com quatro homens a menos, após expulsões, o Tricolor venceu por 1 a 0, gol de Anderson. O duelo ficou conhecido como “A batalha dos Aflitos”.