Ponte Preta e Guarani têm uma rivalidade histórica. No dérbi mais antigo do Estado de São Paulo, Macaca e Bugre costumam fazer grandes jogos entre si. Neste fim de semana, as equipes voltam a se enfrentar, neste sábado (2), no Brinco de Ouro, pela Série B. Para esquentarmos esse duelo, relembramos grandes jogos que marcaram época.
Na lista, temos goleadas, jogos decisivos por estaduais, além de duas quebras de tabus. Veja abaixo tudo sobre esses confrontos.
Guarani 6 x 0 Ponte Preta – 1960
Em um amistoso disputado no dia 5 de junho de 1960, o Bugre aplicou uma goleada marcante sobre o rival. Inclusive, esse resultado permanece até hoje como o placar mais elástico do clássico. Os gols da partida foram marcados por: Benê 21′ e Osvaldo 22′ do 1ºT; Osvaldo (p) 14′, Cabrita 31′, Benê 33 ′ e Paulo Leão 43′ do 2ºT.
Guarani 2 x 0 Ponte Preta – 1979
No dia 3 de junho de 1979, Ponte Preta e Guarani disputaram o primeiro, e até agora único, Dérbi Campineiro disputado fora de Campinas. Naquela oportunidade, o Bugre era o atual campeão brasileiro, enquanto a Macaca vice paulista dois anos antes. Por isso, a FPF marcou o jogo para o Pacaembu.
Capitão e Zenon marcaram os gols do Guarani para as 38.948 pessoas presentes na capital no maior público registrado na história do clássico.
Ponte Preta 3 x 2 Guarani – 1981
Naquele dia 5 de agosto de 1981, Ponte e Guarani se encontraram pela semifinal do Campeonato Paulista. Após empate por 1 a 1 na ida, a Macaca venceu por 3 a 2 na volta e carimbou a vaga na decisão. Osvaldo, Serginho e Odirlei marcaram para a Ponte, enquanto Ângelo e Mendonça fizeram para o Bugre.
Guarani 2 x 4 Ponte Preta – 2002
Já em 28 de outubro de 2002, no Brinco de Ouro, a Ponte Preta encerrou um tabu de 15 anos contra o Guarani. Marinho, Lucas, Basílio e Elivélton assinalaram para a Macaca, enquanto Sérgio Alves e João Paulo fizeram para o Bugre. A partida ficou marcada também pela queda de uma grade que resultou em dezenas de feridos.
Ponte Preta 0 x 1 Guarani – 2009
Na temporada 2009, mais precisamente no dia 20 de junho daquele ano, foi a vez do Guarani encerrar um jejum de seis anos diante da Ponte Preta. Caíque marcou o gol que garantiu o triunfo do Bugre.
Guarani 3 x 1 Ponte Preta – 2012
Na semifinal do Campeonato Paulista de 2012, no dia 29 de abril daquele ano, Fábio Bahia e Medina, duas vezes, fizeram para o Bugre, enquanto Caio assinalou para a Ponte Preta. Com o resultado, o Guarani avançou à final da competição.
Quantas vezes Ponte Preta e Guarani se enfrentaram na história?
Guarani e Ponte Preta se encontraram em 204 oportunidades. O Bugre tem 69 vitórias, enquanto a Macaca soma 67. O Alviverde assinalou 270 gols e a Alvinegra tem 268 tentos marcados.
Quando é Ponte Preta e Guarani pela Série B?
Macaca e Bugre duelam no próximo sábado (2), no Brinco de Ouro, em Campinas, às 18h. O confronto é válido pela 26ª rodada da Segundona.