Todo ano, ao menos, há um fluxo de oito novas equipes chegando para a disputa do Brasileirão Série B. Com o acesso de quatro equipes vinda divisão inferior e a chegada de quatro equipes rebaixadas da divisão superior, a Segundona mantém o atual formato desde 2006, quando intitulou a modalidade de pontos corridos com turno e returno. Com essas constantes trocas de clube a cada edição, fica mais fácil imaginar a versatilidade de confrontos intensos marcados pela rivalidade, ou seja: os clássicos.
Na edição de 2023, temos três estados predominantemente dominado por clássicos. O território paulista, com seis equipes representantes, Santa Catarina com três, e Goiás com dois. Além dos citados, temos os confrontos regionais, que são mais fortes no Nordeste do nosso país.
Conheça os principais clássicos da Série B 2023
Guarani x Ponte Preta: Clássico da cidade de Campinas, interior de São Paulo.
Mirassol x Novorizontino: Intitulado como “Dérbi da Selva”, o duelo é marcado pelas equipes que residem nos arredores de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
Atlético-GO x Vila Nova: “Clássico do Povo”, duelo que reúne duas potências do futebol goiano
Avaí x Criciúma: Clássico Catarinense
Criciúma x Chapecoense: Clássico entre duas equipes do interior de Santa Catarina
Chapecoense x Avaí: Clássico Catarinense
Vitória x Sport Recife: Duelo das duas maiores potências rubro-negra do Nordeste
Canais de transmissão da Segundona
Três diferentes redes de televisão têm a responsabilidade de transmitir os embates da Série B do Campeonato Brasileiro de futebol. No setor de canais de transmissão aberta, a Bandeirantes tem um acordo para mostrar até quatro jogos em cada etapa do campeonato. Além disso, no âmbito da televisão por assinatura, o Sportv é encarregado de apresentar até seis partidas em cada fase. Adicionalmente, todas as competições estarão acessíveis através do serviço de pay-per-view oferecido pelo Premiere.
Foto de capa: Marcos Ribolli