O Santos sofreu seu segundo transfer ban na temporada de 2024. Após ser punido por uma dívida com Fabián Bustos, o clube recebeu outra sanção da FIFA por falta de pagamento ao Krasnodar pela aquisição de Christian Cueva.
O meia peruano chegou ao Peixe em 2019 e o clube deve cerca de quatro milhões de dólares (equivalente a R$ 19 milhões) ao time da Rússia. Para voltar a inscrever atletas, o Santos precisa se acertar com os europeus.
Caso Cueva
Contratado pelo Santos no mês de fevereiro de 2019 por sete milhões de dólares junto ao Krasnodar, Cueva deixou o Peixe um ano depois para defender o Pachuca, do México. O Alvinegro teve que ir à FIFA para receber cerca de R$ 23 milhões dos mexicanos, mas não repassou o valor devido aos russos.
A dívida foi contraída na gestão Peres e seguiu ativa durante o comando de Andres Rueda, que conseguiu parcelar a compra com o Krasnodar. Porém, o Santos não realizou o pagamento combinado e o caso foi parar na entidade máxima do futebol.
+ LEIA MAIS: Contratações mais caras da história do Santos; saiba quais foram
Com Marcelo Teixeira no comando, o Alvinegro buscou uma tentativa de renegociar com os russos. No entanto, como a relação está estremecida pelo não cumprimento dos acordos anteriores, o tom pessimista foi adotado pela diretoria para a solução do caso. Se não conseguir um parcelamento, o Santos deverá depositar o dinheiro à vista para se livrar do transfer ban – o que impactaria no caixa atual do time para contratações.
Foto da capa: Raul Baretta/Santos FC