A cada nova temporada é uma nova oportunidade para alguns jovens ganharem a tão sonhada chance no futebol profissional. A maioria dos clubes do Brasil já entendeu a necessidade de implementar uma boa estrutura para que os mais novos cresçam e se desenvolvam em seu máximo potencial. Com as equipes do Brasileirão Série B não tem sido diferente. Com a maior difusão do campeonato e a visibilidade que a competição traz, esse investimento pode virar lucro e gerar algum tipo de retorno futuro para novos desenvolvimentos.
Implementar uma filosofia, criar uma identidade com o clube e ajudar na formação humana e profissional de jovens do país é quase uma obrigação de um time que é ou quer se tornar grande. Com as possibilidades do elenco profissional ganhar um novo talento que gere frutos, arrecadando títulos, além de uma chance de venda futura, tornam a importância desse desenvolvimento um ato cada vez mais comum. Os mecanismos de solidariedade da FIFA relacionados ao retorno financeiro de jovens formados em um clube também são fundamentais para ajudar essas equipe a contratar novos jogadores ou investir na capitalização do futebol de base.
🤔 Você sabia que sete equipes dividem o posto de maiores campeões do Brasileirão Série B? 🅱️🏆
📲 Acesse o nosso site e descubra quais são! ⏬#SerieB #Segundona #BrasileiraoSerieB #BrasileiroSerieB #SerieB2023
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) September 13, 2023
Pensando nisso, separamos cinco casos recentes de jogadores formados por equipes que estavam na Série B no ano recorrente e que geraram frutos:
Vitor Roque
Formado na base do Cruzeiro e destaque da Série B 2021, Vitor Roque é uma das maiores promessas do futebol mundial atualmente. Recém-comprado pelo Barcelona, o jogador gerou lucro para a Raposa na sua primeira venda ao Athletico-PR e, agora, com o mecanismo de solidariedade pela sua transferência ao clube espanhol. Com a equipe mineira com problemas de dívidas antigas, o dinheiro vindo do atacante cai em um momento muito bom.
Vagner Love
Artilheiro e campeão da Série B 2003 com o Palmeiras, o jogador foi destaque da equipe paulista com apenas 19 anos. Todo esse talento gerado na base do clube trouxe retorno financeiro que serviu de muito grado em um momento de reconstrução do alviverde. Love foi vendido no ano seguinte da conquista 7,5 milhões de dólares para o CSKA Moscou.
Fred
Rebaixado com o América Mineiro na Série B 2004, o atacante Fred era destaque do clube mineiro e acabou se transferindo para o rival Cruzeiro. O sucesso foi rápido e, em um ano, o jogador foi vendido ao Lyon, da França, o que gerou um lucro para o clube formador.
Giuliano
Destaque no Paraná Clube na Série B 2008, o meia que acumula passagens pela Seleção Brasileira, se transferiu para o Internacional-RS por 4,7 milhões de euros no ano seguinte. Apesar do momento ruim do Tricolor da Vila atualmente, na época, o dinheiro foi fundamental para o orçamento do clube.
Luciano Juba
Craque do Sport nas últimas duas temporadas de Segundona, o Sport cometeu o erro de demorar um pouco além do limite para renovar com o craque formado na base do clube. Com isso, o Leão ficou sem a chance de receber um retorno financeiro no momento. Mas, em relação a títulos em campo e visibilidade, o atacante agregou muito. Sem contar que, no futuro, pode render financeiramente se houver uma venda do seu atual time.
R$5 de PRESENTE TODA RODADA com o nosso Codigo BSB Aproveite antes que a Série B acabe!!!
O nosso Site Brasileirão SérieB (BSB) conseguiu um presente para nossos leitores! Agora, a partir de toda nova rodada da Série B, você ganha R$5 para apostar exclusivamente na Série B. Para isso, você vai precisar fazer um depósito inicial, pode ser via pix, de pelo menos 30 reais. Use o nosso código “BSB” ao fazer o cadastro no site Apostaquente. Lembrando que, esse valor deve ser exclusivo para os jogos da Segundona, para que você comece a ganhar o bônus da semana!
Foto de capa: Folha SP