Neste ano, acontece em nosso território a 42ª edição do Campeonato Brasileiro Série B. A segunda divisão é a segunda principal liga do país e o único caminho para as equipes atingirem a elite do futebol nacional. A Segundona, como é carinhosamente chamada, impacta e influencia a cultura de muitas cidades, estados e regiões do Brasil. Por isso, preparamos um conteúdo especial sobre esse tema, confira:
🅱️ Desde o ano passado, a CBF instituiu uma premiação financeira aos quatro primeiros colocados do Brasileirão Série B! 🇧🇷
📲 Acesse o nosso site e descubra tudo sobre os valores! ⏬
#SerieB #Segundona #BrasileiraoSerieB #BrasileiroSerieB #SerieB2023
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) September 13, 2023
Representatividade no Sul do país
Cinco times representam a região Sul do Brasil na Série B. No estado de Santa Catarina, Avaí, Criciúma e Chapecoense. No Paraná, temos o Londrina. Já no Rio Grande do Sul, o Juventude. Essas equipes, exceto o Leão da Ilha, que é um time da capital, mobilizam toda a população dessas cidades menores para torcer para esses clubes. A maioria dessas equipes são patrocinadas por empreendimentos e empresas municipais, que ganham notoriedade nacional com a divulgação de sua marca em todo território nacional. Sem contar na prestação de serviços que os estádios geram para todo os trabalhadores dos locais e do entorno.
Representatividade no Nordeste do país
Seis times representam a região Nordeste na Segundona. São eles: ABC, Ceará, CRB, Sampaio Corrêa, Sport Recife e Vitória. Esses clubes geram maiores receitas para seus estados e para os municípios com a participação em um torneio de larga escala. Estar na Série B é muito mais do que a oportunidade de disputar um grande campeonato, é simplesmente fomentar a participação esportiva na população, o ganho do entretenimento no local e a geração de renda através de estádios que necessitam de público regularmente. Para as cidades de Alagoas, Natal, Recife e Maranhão, por exemplo, assistir aos times dessas cidades são a única forma de ver um clube de sua região atuando entre as duas principais divisões do país.
Representatividade do estado de São Paulo
Botafogo-SP, Mirassol, Guarani, Ponte Preta, Novorizontino e Ituano fazem parte, de longe, do estado com mais representatividade na Série B. Com maior investimento financeiro, os clubes são verdadeiras potencias econômicas quando comparados aos times de outras regiões. Na cidade de Campinas, por exemplo, o clássico entre a Macaca e o Bugre mobilizam toda a população do local. A paixão dessas torcidas vão além do impacto econômico e televiso. Assim como na “rivalidade da selva”, promovida pelo Tigre do Vale e o Leão do 017.
Clássico goiano na Série B
Duas potencias do futebol goiano, Vila Nova e Atlético-GO, são os únicos representantes do centro-oeste do Brasil na Série B. As duas equipes mobilizam o que há de melhor na cidade de Goiás para esse grande confronto. Este ano, inclusive, os dois times estão brigando na parte de cima da tabela e podem figurar na Série A de 2024. O impacto financeiro para a região sempre cresce quando a fase dentro de campo dos elencos é melhor.
Tombense e a melhora da infraestrutura do clube para a Série B
Único representante do futebol mineiro, o Tombense vem realizando um grande investimento na infraestrutura do clube. As obras no estádio do clube, o Almeidão, surgiu com a intenção de proporcionar uma melhor experiência para a torcida e para fortalecer a base do clube. A geração de emprego no local e as categorias menores do Gavião-Carcará são os mais gratos pela reforma. Além disso, atualmente a equipe do interior de Minas Gerais tem mandado os seus jogos em Muriaé, no Soares de Azevedo. A mobilização dos torcedores do time tem ganhado ajuda até de cidades próximas, como a citada, que também ganham economicamente com essa situação.
R$5 de PRESENTE TODA RODADA com o nosso Codigo BSB Aproveite antes que o campeonato acabe!!!
O nosso Site Brasileirão SérieB (BSB) conseguiu um presente para nossos leitores! Agora, a partir de toda nova rodada da Série B, você ganha R$5 para apostar exclusivamente na Série B. Para isso, você vai precisar fazer um depósito inicial, pode ser via pix, de pelo menos 30 reais. Use o nosso código “BSB” ao fazer o cadastro no site Apostaquente. Lembrando que, esse valor deve ser exclusivo para os jogos da Segundona, para que você comece a ganhar o bônus da semana!
Foto de capa: Victor Souza