CRÉDITO: Perfil oficial do Cruzeiro Twitter
A Segunda Divisão de 2022, como um todo, foi um campeonato equilibrado do início ao fim. As brigas pelo acesso à Primeira Divisão e para o não rebaixamento à Série C perduraram até as rodadas finais. No entanto, um clube “quebrou a regra” e teve uma trajetória especial na competição: o Cruzeiro, campeão soberano na Série B de 2022.
A Raposa terminou o campeonato com 78 pontos conquistados em 38 rodadas. Venceu 23 jogos, empatou nove e perdeu apenas seis vezes. Foram 57 gols marcados e 26 sofridos. Encerrou com 13 pontos de vantagem para o vice-líder Grêmio.
Alguns recordes quebrados pelo Cruzeiro
O Cabuloso, além de uma campanha irretocável, com grande futebol, domínio e belas vitórias, acumulou alguns recordes. Todavia, a equipe entrou para a história ao conquistar o acesso com sete rodadas de antecedência.
Outra marca atingida pelo Cruzeiro foi de ser o clube que confirmou o título da competição com maior antecipação. Pois, na 32ª rodada, os mineiros foram campeões e com isso sacramentaram a conquista seis jogos antes do fim do campeonato – superando o Corinthians, em 2008, que levou a taça na 34ª rodada.
Destaques do Cruzeiro na Série B de 2022
Começando pelo gol, o experiente arqueiro Rafael mostrou toda a sua qualidade dando confiança à meta Celeste que se despediu de Fábio, um dos maiores ídolos do clube, na temporada passada. Ficou 17 partidas sem sofrer gols e foi crucial na conquista.
A defesa foi sustentada pelos pilares Lucas Oliveira e Eduardo Brock. Além do papel defensivo bem executado, foram importantes na construção de jogadas da Raposa sendo dois dos que mais acertaram passes na competição.
É CAMPEÃO!!! 🦊🏆
📽 @pedro_josecg / Cruzeiro pic.twitter.com/ECMt4AUZy9
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) November 7, 2022
No meio-campo, o volante Neto Moura brilhou, principalmente, nas roubadas de bola. Na lista de maiores desarmes na última Série B e avaliado com média alta por sites de estatísticas, o volante foi, devido a isso, um dos grandes destaques na posição na Série B da última temporada.
Por fim, o atacante Edu foi o homem responsável por empurrar a bola para as redes. Ele marcou 11 vezes no campeonato e terminou em quarto lugar na artilharia da competição. O centroavante foi o finalizador das jogadas treinadas pelo comandante Paulo Pezzolano que contribuíram para a soberania celeste na Série B 2022.
Top Goleadores Brasileiro Série B 2022
- Edu, 11
- Rafa Silva, 6
- Luvannor, 6
- Jaja, 4
- Bruno Rodrigues, 4