A segunda divisão do Campeonato Brasileiro acontece oficialmente em território nacional desde 1971. Apesar disso, a competição só começou a ser disputada com regularidade na década de 80. Em 2006, o campeonato já conhecido como Série B, ganhou o formato de pontos corridos, com turno e returno. Nesse sistema atual, os quatro melhores pontuadores sobem para a Série A, enquanto os quatro últimos vão direto para a Série C .
🎩 Tá faltando comando aí, chefe?
⚽ Nos últimos anos o que não faltou foi técnico de alto nível na Série B do Brasileirão. Relembre com a gente os últimos 10 treinadores que levantaram a taça da Segundona!#BrasileirãoSérieB #Cruzeiro #Fortaleza #Botafogo #Chapecoense pic.twitter.com/1mUStmGY8V
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) March 9, 2023
Na última edição, acompanhamos um gigante do futebol brasileiro conquistar o tão sonhado título e retornar à primeira divisão. O Cruzeiro fez uma campanha impecável e, se junto à outros gigantes como Grêmio, Vasco da Gama e Bahia que completaram as outras três melhores pontuações. Apesar disso, quatro outros times tiveram seu desempenho abaixo do esperado e acabaram garantindo o descenso na Série B.
CSA (42 pontos), Brusque (34 pontos), Operário-PR (34 pontos) e Náutico (30 pontos), respectivamente, realizaram as piores campanhas da última Segundona e, com isso, acabaram caindo para a Série C. Essas quatro equipes tiveram as menores pontuações e, por isso, não participam da edição 2023 da Campeonato Brasileiro Série B.

Foto: Ailton Cruz
Canais de transmissão da Segundona
Três diferentes redes de televisão têm a responsabilidade de transmitir os embates da Série B do Campeonato Brasileiro de futebol. No setor de canais de transmissão aberta, a Bandeirantes tem um acordo para mostrar até quatro jogos em cada etapa do campeonato. Além disso, no âmbito da televisão por assinatura, o Sportv é encarregado de apresentar até seis partidas em cada fase. Adicionalmente, todas as competições estarão acessíveis através do serviço de pay-per-view oferecido pelo Premiere.
Foto de capa: Tiago Caldas/CNC