A Série B do Brasileirão é um campeonato de muita similaridade e desafios para os competidores. Seja para se manterem na divisão ou se promoverem para a Série A, os duelos costumam ser complicados. Para atingirem os objetivos, o trabalho do técnico é fundamental e o conhecimento do comandante pode ajudar. Dessa forma, listamos os cinco treinadores mais experientes da atual edição da Segunda Divisão.
5) Claudinei Oliveira – 53 anos
O técnico estará à frente do Vila Nova-GO na disputa da Série B do Brasileiro nesta temporada. Na longeva carreira, já treinou diversos clubes e trabalhou na Série A. Seu principal título foi um Campeonato Catarinense conquistado pelo Avaí em 2021.
4) Gilmar Dal Pozzo – 53 anos
Gilmar tem uma carreira com passagens por clubes tradicionais do futebol nacional como Sport, Náutico, Ceará, Juventude, Criciúma e seu último trabalho foi pela Chapecoense, até fechar com o Ituano no início deste ano. Seu principal título é a conquista da Série C pelo Timbu em 2019.
3) Adilson Batista – 55 anos
O experiente comandante tem passagens por diversos clubes tradicionais do futebol brasileiro como São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Vasco da Gama e Corinthians. Antes de assinar com o Pantera, treinou o Londrina em 2022. Seus principais títulos são conquistas de estaduais por Cruzeiro, Figueirense e América-RN .
2) Marcelo Chamusca – 56 anos
Conhecido como “Rei do acesso” por ter conseguido subir clubes nas três divisões nacionais, Chamusca estará no comando do Tombense nesta temporada. Ele passou por diversos clubes como Fortaleza, Ceará, Botafogo e Cuiabá. Venceu dois Cearenses, um Paranaense e uma Copa Verde em sua carreira.
1) Hélio dos Anjos – 65 anos
O experiente treinador comanda a Ponte Preta na Série B de 2023. Com uma carreira consolidada, treinou muitos clubes no futebol nacional, equipes do exterior e a seleção da Árabia Saudita. Tem em seu currículo diversos campeonatos estaduais, além da conquista da Série B em 1999, pelo Goiás.
Quando começa a Série B de 2023?
O Campeonato Brasileiro da Série B está previsto para ser iniciado no fim de semana do dia 15 de abril. O formato de disputa segue o mesmo criado em 2006. Serão 38 rodadas de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados se garantem na Série A, enquanto os quatro últimos jogarão a Terceira Divisão no ano seguinte.
Foto de capa: Victor Souza/Tombense