A Série B do Brasileirão é um dos torneios mais difíceis do mundo. Seja pelas longas viagens, gramados não padronizados, equiparidade entre os times e alternância de desempenho, jogar a Segunda Divisão é um desafio para a maioria dos clubes. Por isso, os 20 clubes contam com seus treinadores em busca de uma boa campanha. Listamos os cinco nomes mais jovens que estarão na beira do gramado.
5) Léo Condé – 44 anos
Apesar de jovem para a média de idade dos técnicos, Condé iniciou a carreira em 2009 e tem passagens por diversos clubes. Seus principais trabalhos foram no Bragantino, Goiás, CRB e Sampaio Corrêa. Entre seus grandes títulos, ele tem dois Maranhenses e um Alagoano.
4) Mozart – 43 anos
Mozart assinou com o Atlético-GO no fim de março. O jovem treinador tem passagens por clubes menores como Canoinhas e Jaraguá. Também comandou o CSA em duas oportunidades, além de ter treinado Chapecoense, Cruzeiro e Guarani. Ainda busca seu primeiro título como técnico.
3) Fernando Marchiori – 43 anos
O técnico do ABC-RN começou a carreira como treinador na função de auxiliar no Luverdense. Sua primeira oportunidade como comandante principal foi no Cuiabá. Passou por Maringá-PR, Santo André, Agua Santa-SP, Portuguesa, até chegar no Alvinegro em 2022. Conquistou, até aqui, um Campeonato Mato-Grossense, um Paranaense da segunda divisão, um Paulista da Série A2, uma Copa Paulista, um Potiguar e uma Copa Verde.
2) Umberto Louzer – 43 anos
Umberto comanda o CRB nesta temporada. Ele tem passagens por Guarani, Vila Nova- Coritiba, Chapecoense, Sport, Atlético-GO e Juventude. Chegou ao Galo da Praia no início dessa temporada. Coleciona na carreira um título da Série A2 do Paulistão, um Campeonato Catarinense, um Goiano e uma Série B do Brasileirão.
1) Ricardo Catalá – 40 anos
Ricardo, até o momento, é o treinador mais jovem da Série B do Brasileirão. Aos 40 anos, ele comandará o Mirassol, de São Paulo, na sua trajetória na Segundona. Na carreira, ele já treinou o RB Brasil, o Guarani, o São Bernardo-SP e o Operário-PR. Também teve uma passagem anterior pelo Leão em 2019 antes de retornar no ano passado. Venceu uma Série C e um Paulista da Série A2 na carreira.
Como será a Série B de 2023?
O Brasileirão da Série B de 2023 será disputado no formato de pontos corridos. São 20 equipes competindo por 38 rodadas. Os quatro primeiros sobem para a Série A e os quatro últimos são rebaixados.
Foto de capa: Francisco Cedrim/CRB