O Guarani ficou apenas no empate diante do Criciúma, em confronto direto pelo G-4 e se afastou da zona de classificação para a Série A. Além disso, o Bugre chegou a seis partidas sem vencer. Porém, apesar do cenário negativo, Umberto Louzer mantém a esperança.
O treinador lamentou bastante ter aumentado a sequência sem triunfos do Bugre. Umberto Louzer ainda afirmou que o Guarani deve “levantar a cabeça” para os confrontos finais.
Sentimento ruim após o jogo. Trabalhamos a questão mental, a gente vem de uma sequência negativa, trabalhamos para recuperar autoestima e mostrar que somos capazes. Hoje mostramos indícios daquele Guarani que encantou. É um sentimento ruim, mas temos que levantar a cabeça. Fizemos tudo que podíamos fazer. Infelizmente, tivemos volume, mais possibilidade de finalização, mas a gente fica triste. É um resultado ruim, mas é olhar pra frente. Precisamos voltar a vencer”, declarou.
Louzer tentou analisar o que aconteceu para o Guarani chegar à reta final mais distante do G-4. Ele disse que esse momento incomoda a todos.
O resultado é horrível nos últimos jogos. Todos estamos incomodados. Os nossos oponentes por questões financeiras melhores foram ao mercado de forma mais agressiva. O clube tem uma política financeira que tem que ser respeitada. A gente sabe que a competição tem altos e baixos. Os atletas dificilmente vão se manter em alto nível durante as 38 rodadas. Esse decréscimo é natural, são muitos jogos, o cara não é máquina, vai ter oscilação”, falou antes de completar.
Fim de jogo | ⏰
🟢 Guarani 1 x 1 Criciúma 🟡
🟡 14' 1T – Arilson
🟢 30' 2T – Derek (🎥)#BrasileirãoSérieB | #GUAxCRI pic.twitter.com/AClNmi2Kno
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) November 15, 2023
Os que foram ao mercado e conseguiram suprir no mesmo nível, as equipes foram andando. Não é choro de perdedor, tivemos campo alagado, duas discussões capitais em jogos, nem vou entrar no mérito de arbitragem, além de atletas em alto nível que tiveram lesões, outros que chegaram e precisam de adaptação. É um combo. Muitas coisas boas foram feitas. O mesmo sentimento do torcedor é o nosso. Muito mais o nosso porque dependemos das conquistas para alavancar a carreira. A nossa dor é muito maior, por essa identificação com o Guarani”, completou.
No momento, a distância do time paulista para o primeiro do G-4 é quatro pontos. Para os últimos jogos, no entanto, o treinador prefere pensar positivamente e não desistir do acesso.
Enquanto houver possibilidade a gente vai lutar e quando não existir possibilidade a gente vai honrar a camisa. Enquanto eu estiver aqui não vai ser jogada a toalha. O que nós temos que olhar agora é o mais rápido possível voltar a vencer para quebrar essa sequência. Trabalhar para voltar a vencer no domingo e no final da rodada ver como vai ser”, analisou.
Posição do Guarani
O Guarani está na nona colocação, com 57 pontos conquistados. Em 36 rodadas, o Bugre venceu 15, empatou 12 e perdeu nove confrontos. Foram 40 gols marcados e 27 sofridos.
Próximo jogo do Guarani na Série B
O Bugre volta a campo no domingo (19). No Brinco de Ouro, em Campinas (SP), o Guarani recebe o ABC, às 15h45, pela 37ª rodada. A partida é crucial para que o time paulista siga na luta para subir para a Série A.
Foto de capa: Divulgação/Guarani