Uma parte da discussão entre V-Varen Nagasaki e Fábio Carille chegou ao fim. Nesta semana, o clube japonês anunciou a rescisão do contrato de seu antigo treinador, hoje no Santos. No entanto, a equipe afirmou que entrou com uma ação na FIFA contra o profissional e sua comissão técnica.
Segundo o Nagasaki, o motivo da ação é um pedido de penalidades, além de outras cobranças pelo cancelamento dos acordos com Carille e comissão.
【ファビオ カリーレ監督及びスタッフとの契約終了ならびに同人らに対する国際サッカー連盟(FIFA)への提訴完了のお知らせ】
— V・ファーレン長崎【公式】 (@v_varenstaff) February 15, 2024
Polêmica com clubes japonês
O ex-time de Carille, o V-Varen Nagasaki, afirmou em nota oficial que não foi comunicado e nem procurado pelo Santos para negociar a contratação do treinador. Segundo o clube, o brasileiro havia renovado com os japoneses para a próxima temporada.
– Esta série de relatos causou ansiedade entre todos os envolvidos com o clube, incluindo torcedores, apoiadores, empresas parceiras e todos que compartilham nosso desejo de usar a decepção desta temporada como um trampolim para avançar para o J1 na próxima temporada. Pedimos sinceras desculpas pelo ocorrido.
Como clube, estamos perplexos com a situação repentina, mas faremos o nosso melhor para confirmar os fatos, resolver a situação e as preocupações dos jogadores e funcionários cujos contratos estão a ser renovados para a próxima época o mais rapidamente possível – escreveu os japoneses em parte da nota.
Já na coletiva de apresentação no Santos, na época, Fábio Carille se manifestou sobre o ocorrido. Ele disse que informou ao dono do time e à diretoria sobre sua decisão.
Nessa mesma nota, fala que eu comuniquei na segunda à noite. Tive uma conversa com o diretor. Na sequência, fizemos uma conferência com o dono do time, a quem sou muito grato pelo o que vivi lá. Passei sobre minha decisão, eles tentaram reverter propondo um contrato mais longo. Mas eu já tinha tomado a decisão. Eles foram comunicados na segunda-feira à noite aqui. Quem cuidou da minha saída de lá é o presidente Marcelo e o meu empresário Paulo Pitombeira”, disse Carille ainda em dezembro do ano passado.
Foto da capa: Raul Baretta/Santos FC.