O que parecia resolvido com o nome de Fábio Carille publicado no BID parece longe de acabar. Segundo o site ge, o Santos está se preparando para uma eventual disputa jurídica com o time japonês V-Varen Nagasaki pela contratação do atual treinador do Peixe.
O novo treinador do Santos treinava o clube japonês antes de chegar ao Peixe. Segundo o Nagasaki, Carille havia assinado um contrato de renovação até o fim de 2024 e exige o pagamento de uma multa ao clube paulista pela quebra do vínculo. As equipes tiveram uma longa reunião na sexta-feira, mas não chegaram a um acordo.
ACERTADO ✅
O Santos comunicou nesta sexta-feira que o contrato com Fábio Carille está registrado no Boletim Informativo Diário da CBF 🖊️
📸 Divulgação/Santos – Reprodução#BrasileirãoSérieB | #SantosFC pic.twitter.com/tyTzIvkt1a
— Brasileirão Série B 🇧🇷 (@seriebcom) January 12, 2024
Segundo o site, o Santos vê Carille apto para comandar a equipe por uma brecha contratual entre o treinador e a equipe do Japão. No país asiático, os contratos costumam ser renovados de 11 em 11 meses.
Nessa toada, o vínculo de Fábio Carille com o V-Varen Nagasaki se encerrou no dia 1º de janeiro. No entanto, os japoneses não aceitaram essa justificativa e afirmaram que a renovação é automática, não dependendo do aval do treinador. Para o Santos, o profissional estava livre no mercado e o clube não pretende pagar os sete milhões de da multa por recisão contratual.
Clube japonês se manifesta em comunicado
– No início da reunião, o Santos FC pediu desculpas pelo incidente.
A partir daí, o Santos FC, sob a premissa de que o contrato entre o técnico Fábio Carille e três de sua equipe e V-Varen Nagasaki para a temporada 2024 é válido, alegando motivos como a difícil situação financeira do clube, para penalidade estipulada no contrato.
V. Varen Nagasaki respondeu que o contrato foi validamente celebrado e não há razão para aceitar uma redução, uma vez que não há culpa alguma, e que solicitamos o pagamento integral da multa prevista no contrato. No final, a reunião terminou com o Santos FC retirando a resposta de V. Varen Nagasaki e prometendo reconsiderar e responder formalmente por escrito.
Porém, na madrugada de sábado, 13 de janeiro, horário do Japão, confirmamos a divulgação oficial sobre o Santos FC e o técnico Fábio Carille. O mesmo comunicado refere ainda que não foram celebrados contratos com o treinador Fábio Carille e outros para a temporada 2024, o que não só é contrário aos factos, como também é completamente diferente da posição do Santos FC na reunião de ontem. Sim, é absolutamente inaceitável .
V. Varen Nagasaki lamenta profundamente que tal comunicado tenha sido emitido sem qualquer resposta em relação à reunião de ontem. Em relação ao futuro, o clube considerará tomar as medidas cabíveis – escreveu.
Nota do Santos
– Assim, a partir do 1º dia do ano, Fábio Carille estava legalmente liberado para acertar sua vinda para o Santos. Com o registro do contrato do treinador na CBF, o Santos encerra oficialmente as conversações com o V-Varen Nagasaki – escreveu o Peixe em parte do comunicado.
O Santos FC oficializou hoje na CBF o registro do técnico Fábio Carille. Durante longa reunião pela manhã com representantes do V-Varen Nagasaki, o Santos tomou conhecimento de que o contrato do treinador com o clube japonês terminou no dia 1º. de janeiro.
Assim, a partir do 1º… pic.twitter.com/iTAebLylFp
— Santos FC (@SantosFC) January 12, 2024
Foto da capa: Divulgação/Santos