A Série B do Brasileirão está prestes a começar e promete manter o equilíbrio dos últimos anos, pelo menos em boa parte da tabela, pois um dos favoritos despontou… Por isso, nossa equipe do BSB preparou um resumo com o prognóstico e palpite para algumas posições dos times ao fim da Segundona.
Santos: o grande favorito
Sem sombra de dúvidas o Santos entra na Série B de 2024 como o maior candidato ao título. Não só pela sua grandeza, o Peixe carrega esse favoritismo pelo começo de temporada espetacular. Mesmo rebaixado pela primeira vez, o Alvinegro brilhou e demonstrou um dos melhores desempenhos do país ao chegar à final do Paulistão e ficar com o vice para o Palmeiras.
Palpite para a posição final: 1º lugar
Destaque: Giuliano
Novorizontino: pode sonhar
Outra equipe que surpreendeu no começo desta temporada foi o Novorizontino. Com um trabalho consolidado de Eduardo Baptista, onde bateu na trave pelo acesso em 2023, o Tigre do Vale passou por gigantes no último Paulistão e chegou às semis. A ver o quanto a saída de Rômulo para o Palmeiras vai pesar no time.
Palpite para a posição final: 2º lugar e correndo por fora pelo título
Destaque: Eduardo Baptista
América-MG: briga pelo acesso
O Coelho, mais uma vez, teve uma grande campanha no estadual. Na primeira fase, terminou com a segunda melhor campanha, atrás apenas do Cruzeiro. O América-MG caiu apenas para o Atlético-MG, nas semifinais. Os comandados de Cauan Almeida podem sonhar com a vaga na Série A.
Palpite para a posição final: 3º ou 4º lugar
Destaque: Juninho
Ceará: briga pelo acesso
O Vozão entra em mais uma temporada mirando o acesso. Após uma campanha decepcionante em 2023, o Ceará quer um resultado diferente neste ano e conta com o trabalho de Mancini para isso. No estadual, foi até a final onde bateu o Ceará e ficou com o título.
Palpite para a posição final: entre o 4º e 6º lugar
Destaque: Erick Pulga
Sport: briga pelo acesso
Sob comando de Mariano Soso, o Sport espera ter um fim de Série B não melancólico como na temporada passada, onde perdeu um acesso que parecia consolidado. Nesta temporada, o Leão foi até à decisão do estadual, onde venceu o Náutico e ficou com a taça.
Palpite para a posição final: entre o 4º e 6º lugar
Destaque: Lucas Lima
Coritiba: briga pelo acesso
O Coxa, na nossa lista de favoritos ao acesso, é o que teve o pior início de temporada. A equipe foi eliminada na primeira fase da Copa do Brasil e caiu nas semifinais do estadual. No entanto, os comandados de Guto Ferreira estão muito bem avaliados no mercado e contam com qualidade no plantel para virarem a chave na Segundona.
Palpite para a posição final: entre o 4º e 6º lugar
Destaque: Leandro Damião
Amazonas: precisa abrir o olho
Estreante na competição após vencer a Série B, o Amazonas tem um início de ano conturbado e criticado pelas contratações de muitos veteranos. Isso, inclusive, é um dos fatores do porquê colocamos um sinal de alerta para a Onça-Pintada. O elenco vai suportar a maratona? A equipe também precisa se adaptar a seu novo técnico: Adilson Batista.
Palpite para a posição final: entre o 16º ao 19º lugar
Destaque: Sassá
Botafogo-SP: precisa abrir o olho
Outra equipe com técnico estrangeiro é o Pantera. Sob comando de Paulo Gomes, o Botafogo-SP tem como o objetivo principal permanecer na Segundona. O Paulistão da equipe foi conturbado e a equipe flertou com o rebaixamento terminando quatro pontos à frente do primeiro time do Z-2.
Palpite para a posição final: entre o 16º ao 19º lugar
Destaque: Alex Sandro
Chapecoense: risco de rebaixamento
O Verdão do Oeste também tem um começo de ano complicado. Após quase cair na temporada passada, a Chape não demonstrou crescimento em 2024. Foi eliminada no estadual ainda na primeira fase com uma campanha muito ruim. Terá que mudar bastante para não cair.
Palpite para a posição final: entre o 16º ao 20º lugar
Destaque: Giovanni Augusto
Ituano: risco de rebaixamento
Por fim, o Galo de Itu tem uma dura tarefa na Série B. Após quase ficar na zona da degola em 2023, o Ituano começou o ano de 2024 rebaixado no Paulistão. A equipe venceu apenas uma vez na temporada e precisa mudar da água para o vinho para não cair na Série B. O experiente técnico Alberto Valentim chegou e é a grande esperança do time.
Palpite para a posição final: entre o 16º ao 20º lugar
Destaque: Jefferson Paulino
Foto da capa: Raul Baretta/SFC